contexto

Uma das ferramentas mais importantes para garantir o bom relacionamento da Suzano com as comunidades de seu entorno, vizinhos, lideranças locais e representantes do poder público local é o Diálogo Operacional – canal de comunicação direto por meio do qual a empresa informa e fornece orientações sobre as operações programadas, incluindo possíveis riscos e impactos adversos e formas de atenuá-los.

O plano anual de Diálogos contempla todas as localidades e áreas vizinhas impactadas pelas atividades operacionais da Suzano: implantação florestal, colheita, transporte, compra e venda de madeira, obras e paradas operacionais, bem como áreas próximas às fábricas suscetíveis à retenção de odor durante o inverno.

Os Diálogos Operacionais são realizados por meio de reuniões em grupos e/ou conversas individualizadas e começam antes do início das operações. Por meio deles, a empresa recebe demandas ou adequações sugeridas pelos vizinhos, além de impressões e comentários após o término das atividades previstas.

A Suzano acredita que o diálogo só é efetivo quando o canal de comunicação está sempre aberto. Esta é a nossa prioridade: disponibilizar meios para que as comunidades dialoguem conosco e para que os acordos sejam cumpridos.

Os objetivos da iniciativa são:

  • Possibilitar que as comunidades e vizinhos tenham conhecimento prévio das atividades que serão realizadas no seu entorno;
  • Identificar, prevenir, minimizar e remediar potenciais riscos causados pelas operações; 
  • Fortalecer o relacionamento, aprimorar a comunicação e responder a dúvidas sobre a empresa e os seus aspectos operacionais;
  • Identificar iniciativas e potencialidades locais que possam ser impulsionadas por meio de parcerias.
     

Destaques de 2024:

  • A Suzano realizou 5.724 Diálogos, com mais de 8.220 participantes, e alcançou 49,9% de atendimento às demandas operacionais, além da realização de ações de mitigação que remediam os possíveis impactos negativos das operações;
  • A cada 23 minutos, a empresa realizou um Diálogo Operacional com as comunidades;
  • Maior engajamento com as áreas operacionais, levando as pautas de Responsabilidade Social para comitês de segurança de Silvicultura, Logística Florestal, Inteligência Patrimonial e Prevenção e Combate de Incêndios Florestais (PCIF), mensais e bimestrais, além de contribuir com o Workshop Operações, realizado anualmente no Maranhão;
  • Participação na formação de duas turmas de Padrinhos de Segurança, atingindo motoristas próprios e terceiros que trafegam nas comunidades presentes em nossas áreas de atuação;
  • Participação na formação da turma de Operadores de Colheita Florestal, atingindo um público de 20 futuros operadores e operadoras que atuarão diretamente em áreas da Suzano vizinhas a comunidades e a áreas de alto valor de conservação (AAVCs);
  • No Estado do Maranhão, presença em rodadas multidisciplinares estratégicas, desenvolvendo sugestões de roteirização de transporte com foco em minimizar impactos nas comunidades locais, ao mesmo tempo que otimizamos recursos e reduzimos os custos operacionais;
  • Fortalecimento da presença em Comitês de Segurança, atuando em parceria com áreas operacionais, como Silvicultura, Logística Florestal, Inteligência Patrimonial e PCIF. Nesses espaços, promovemos formações sobre temas estratégicos, reforçando nosso compromisso com a responsabilidade social e assegurando a manutenção da licença social para operar;
  • Pela primeira vez, integramos a grade de formação da turma do Programa Talento Florestal, proporcionando um dia de imersão nas pautas e atividades do Diálogo Operacional e de Relacionamento Social para 25 jovens acadêmicos do setor florestal das regiões Norte e Nordeste do Brasil;
  • Implementação do Momento Relacionamento Social de Mãos Dadas com a Operação, durante os Diálogos Diretos de Segurança (DDS), para a sensibilização de ações de prevenção de impactos adversos.

Diálogo Operacional – consolidação dos resultados do programa¹

20202021202220232024
Diálogos realizadosParticipantes das comunidades envolvidasTaxa de atendimento das demandas operacionaisDiálogos realizadosParticipantes das comunidades envolvidasTaxa de atendimento das demandas operacionaisDiálogos realizadosParticipantes das comunidades envolvidasTaxa de atendimento das demandas operacionaisDiálogos realizadosParticipantes das comunidades envolvidasTaxa de atendimento das demandas operacionaisDiálogos realizadosParticipantes das comunidades envolvidasTaxa de atendimento das demandas operacionais
número total número total % número total número total % número total número total % número total número total % número total número total %

1.600

9.099

97,50%

1.842

6.036

90,47%

3.790

8.137

86,63%

4.106

7.515

76,04%

5.724

8.220

49,92%

  1. Sobre a taxa de atendimento das demandas operacionais: em 2020, representa a média das unidades dos Estados da Bahia (98,5%), Espírito Santo (89%), Maranhão (100%), Mato Grosso do Sul (100%) e São Paulo (100%). Em 2021, representa a média das unidades dos Estados da Bahia (66,44%), Espírito Santo (95,42%), Maranhão (100%) e São Paulo (100%). Nesse período, não houve registros para o Estado do Mato Grosso do Sul. Em 2022, representa a média das unidades dos Estados da Bahia (98,31%), Espírito Santo (96%), Maranhão (74,72%), Mato Grosso do Sul (64,1%) e São Paulo (100%). Em 2023, representa a média das unidades dos Estados da Bahia (89,73%), Espírito Santo (87,12%), Maranhão (62,50%), Mato Grosso do Sul (50%) e São Paulo (90,86%). Em 2024, representa a média das unidades dos Estados da Bahia (45,82%), Espírito Santo (51,16%), Maranhão (77,57%), Mato Grosso do Sul – Ribas (0%), Mato Grosso do Sul – Três Lagoas (50%) e São Paulo (75%). Sobre o índice de efetividade das ações de mitigação, relatado em outros anos, ele voltará a ser medido em 2026.

Índice de cumprimento do Programa Anual de Diálogo por região¹

20202021202220232024
% % % % %

Bahia

100,00%

96,51%

100,00%

93,85%

100,00%

Espírito Santo

100,00%

100,00%

100,00%

98,15%

100,00%

Maranhão

98,20%

100,00%

98,97%

100,00%

100,00%

Mato Grosso do Sul

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

São Paulo

100,00%

100,00%

100,00%

84,51%

100,00%

Total

99,64%

99,30%

99,79%

96,09%

100,00%

  1. Relação percentual entre o número de localidades atendidas pelo Diálogo Operacional e o número de localidades afetadas pelas operações.